Pesquisar

"Zé do Telhado", o Robin dos Bosques à portuguesa

Ficou conhecido por Zé do Telhado um dos mais famosos salteadores do período pós guerra civil, um conflito que colocou absolutistas e liberais em campos opostos na primeira metade do século XIX. Liderava uma quadrilha que distribuía parte do saque pelos pobres, um gesto que lhe granjeou o reconhecimento do povo.

José Teixeira da Silva (1818-1875) nasceu na aldeia do Telhado, em Penafiel, numa família de parcos recursos. Com um tio aprendeu o ofício de tratador de animais e castrador. Casou-se com a prima com a qual teve cinco filhos. Nos Lanceiros de Lisboa começou a carreira militar, envolvendo-se no complicado processo da guerra civil que opôs liberais a absolutistas, e acabou por sair do país após a derrota da sua fação. Destacou-se em combates posteriores, sendo condecorado com a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.

Foi após o exílio de D. Miguel que José Teixeira da Silva regressou a casa, assumindo a liderança de uma quadrilha responsável por vários assaltos no norte do país, e começa a ser conhecido como “Zé do Telhado”. Durante uma dessas surtidas o seu grupo mata um criado e o bando passa a ser procurado com mais insistência pelas autoridades.

Acossado, tenta escapar, mas é preso a bordo do navio no qual pretendia chegar ao Brasil. Na prisão conhece Camilo Castelo Branco, que tinha sido detido por adultério, o que acaba por lhe salvar a vida. É o advogado do escritor que o vai defender em tribunal e, contra todas a expectativas, “Zé do Telhado” não é condenado à morte, mas ao degredo em Angola, país onde viria a reconstituir a sua vida e onde morreu. Está sepultado num pequeno mausoléu na aldeia de Xissa, a uma centena de quilómetros de Malanje.

Ficha Técnica

  • Título: Outras Histórias - Zé do Telhado
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: José Maria Levy/ Ana Felícia/ Rita Ramos/ Joaquim Panzo/ Manuel Salselas/ Vanessa Brízido
  • Produção: RTP
  • Ano: 2019

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui