A vida interior da praia de Porto Santo

Com cerca de 9 quilómetros de comprimento, que vão desde a ponta da Calheta, a ocidente, até à ponta do Paço, a oriente, a praia de Porto Santo, tem caraterísticas únicas, quer estéticas, quer balneares. Contudo, tem sofrido modificações. Vejamos quais.

A praia de Porto Santo, na ilha da Madeira, é interrompida por cinco ribeiras e é acolhida por uma magnífica baía de arco aberto.
São observáveis nas suas areias zonas mais escuras oriundas de rochas vulcânicas e que contrastam com as areias organogénicas, que também tem. Esta cor deve-se à presença de magnetite e é a composição das suas areias que lhe dá fama no uso terapêutico face a algumas patologias.

Esta praia de caraterísticas únicas em Portugal tem sofrido ao longo dos tempos modificações geomorfológicas e continuará a sofrê-las, quer por causas naturais, quer por intervenção humana.

Neste programa apresentam-se os resultados de 15 anos de estudo e os seus resultados técnicos. Com a informação toda, talvez se possa preservar mais e impedir desastres que, em grau extremado, podem vir a pôr em causa a praia de Porto Santo.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Pedras Que Falam
  • Tipologia: Programa
  • Autoria: João Baptista Pereira Silva
  • Produção: RTP Madeira