Pesquisar

Camada de Ozono - ter ou não ter, eis a questão

O ozono é uma simples combinação entre 3 moléculas de oxigénio que, na estratosfera da Terra, nos protege dos raios mais perigosos do sol. É produzido a baixas altitudes, migrando para a atmosfera. A camada que forma impede a terra de ficar estéril.

Isto porque a ozonosfera absorve parte das energias criadas pelo sol, muitas delas nocivas ao ser humano, e remete-as de novo para o espaço. A parte das energias solares que atravessa a camada é sobretudo benéfica para o desenvolvimento terrestre.

Em 1972, inventam-se os CFC’s – CloroFluorCarbonos- que vem substituir gases potencialmente explosivos e tóxicos nos aparelhos de refrigeração. A ideia pareceu excelente. Para além disso, barata. Não tardou a que a indústria multiplicasse exponencialmente o seu uso.

Entre os FCF’s e a camada de ozono, alguma coisa aconteceu.

Nos anos 70, satélites dos Estados Unidos detectavam já “problemas” na camada, mas demorou para que o buraco de ozono alertasse o mundo inteiro.

O que é a camada de ozono e por que é tão fundamental que exista?

Ficha Técnica

  • Título: Com Ciência
  • Tipo: Extrato de programa
  • Produção: Terra Líquida Filmes para RTP
  • Ano: 2011

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.