Pesquisar

Caulerpa webbiana, uma alga invasora nos Açores

Parece inofensiva no seu verde elétrico, mas pertence a um dos mais agressivos géneros de organismos existentes no mundo. Originária das regiões tropicais e subtropicais, chegou ao Faial em 2002, talvez presa num casco de barco. Um perigo para o ambiente.

Transportadas pelo Homem, por aves, vento ou correntes marinhas, milhares de espécies viajaram para longe do seu habitat natural. Desde sempre, de forma voluntária ou involuntária, estes organismos “estrangeiros” adaptaram-se e colonizaram novos ambientes. Algumas são verdadeiras ameaças ecológicas, como a alga que se instalou no porto da Horta, e que está a  alastrar ao canal Pico/Faial.

A Caulerpa webbiana, nome científico, é um dos organismos mais agressivos no mundo, pertence a um género responsável por verdadeiros desastres ambientais e económicos. A alga produz uma toxina que afasta peixes e invertebrados que podiam alimentar-se dela, o que explica que se reproduza rapidamente, impedindo o crescimento de espécies locais.

Identificada como Espécie Exótica Invasora, a expansão da planta venenosa está a ser combatida nos Açores. Acompanhamos o trabalho dos investigadores e de mergulhadores profissionais nesta reportagem da RTP.

 

Ficha Técnica

  • Título: Mar à Vista - Algas Invasoras: Caulerpa
  • Tipo: Extrato de Programa - Reportagem
  • Autoria: José Serra / Filipe Porteiro
  • Produção: RTP
  • Ano: 2011

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui