Pesquisar

Alfa, beta ou ómega: que lobo és tu?

As alcateias, grupos de lobos que habitam o norte de Portugal, têm uma rígida hierarquia social e não costumam exceder os sete elementos. Do líder (alfa) ao ómega, o lobo mais abaixo na cadeia, todos são mito e fantasia popular. Conhecê-los é preciso.

Durante os últimos 100 anos, os lobos têm sofrido uma perseguição dura, mas no Montesinho, Peneda-Gerês e arredores do Douro, o lobo ibérico está a salvo.

Estima-se que aí vivam dez por cento dos exemplares da Península Ibérica. Agora debaixo de rígida proteção, esta é uma espécie ameaçada.

Ao cair da noite, ao crepúsculo de mais um dia e de mais uma caçada ou no regresso de uma expedição em alcateia, os uivos dos lobos, através dos quais comunicam, ecoam mitos e lendas populares e uma aversão que teima em não desaparecer na totalidade.

Os índios diziam que eram “guardiões dos bosques” e que nunca iriam desaparecer.

Como vive e o que é este grande lobo ibérico? Tão resistente e de quem se provou que, mesmo estando duas semanas sem alimento, não debilita a atividade muscular e tão frágil que está ameaçado?

Há uma certeza: é uma espécie-chave, cujo desaparecimento poderia causar graves transtornos biológicos.

Ficha Técnica

  • Título: Portugal Selvagem
  • Tipo: Extrato de programa
  • Produção: Transglobe
  • Ano: 2009

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui