Pesquisar

Mark Twain, mestre da literatura americana

A vida de Mark Twain confunde-se com o Mississipi, o rio da sua infância, por ele navegado como piloto de barcos a vapor e cenário das aventuras de Tom Sawyer e Huck Finn. No pseudónimo de escritor está também o "rio velhaco" que o inspira: «Marca Dois».

No dia em que nasceu, 30 de novembro de 1835, o grande cometa Halley era avistado numa das suas raras e brilhantes aparições. Fica a coincidência assinalada apenas porque Samuel Langhorne Clemens deixaria na sua passagem pela Terra um rasto maior do que a cauda do cometa.

Considerado por Ernest Hemingway o pai da literatura moderna americana, antes de escrever desempenhou diversas profissões  e viajando por todos os mares do mundo. Começa por publicar pequenos textos em jornais, ficções curtas que chegariam a Portugal na segunda metade do século XIX, em que já se fazia notar a sua veia crítica, a ironia mordaz e o humor.

Observador atento de uma América em mudança, assiste a momentos importantes da história do país, como as guerras Civil e Hispano-Americana, a corrida ao ouro, a construção da linha ferroviária transcontinental ou o assassinato do presidente Abraham Lincoln. Todavia, Mark Twain, pseudónimo escolhido para escritor, aprendera a olhar as profundezas do rio e vê que por detrás das luzes do progresso se esconde uma sociedade decadente, a atravessar uma grave crise ética, e é também disso que falam os seus livros.

De todas as personagens criadas emergem dois rapazes, Tom Sawyer e Huck Finn, aventureiros irreverentes, que têm as suas histórias fundeadas no rio que Twain navegou e conheceu como as suas mãos. Com a infância passada nas margens do Mississipi, é das suas águas que irá retirar o nome pelo qual é conhecido em todo o mundo: Mark Twain (Marca Dois), o aviso gritado pelos marinheiros ao piloto de modo a evitar que o barco encalhasse nos baixios.

A peça que mostramos recolhe declarações de Isabel Oliveira Martins, professora de Estudo Ingleses e Norte-Americanos da Universidade Nova de Lisboa sobre o americano mais famoso do seu tempo.

 

 

Ficha Técnica

  • Título: Literatura Aqui - Biografia de Mark Twain
  • Tipo: Extrato de Programa - Reportagem
  • Produção: até ao Fim do Mundo
  • Ano: 2015

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.