Pesquisar

Miguel de Cervantes escreveu "Novelas Exemplares"

Nome maior da literatura castelhana, Cervantes começou a escrever tarde, concentrando os grandes títulos da sua bibliografia na última década de vida. Entre a primeira e a segunda parte de D. Quixote, publica Novelas Exemplares, o livro aqui comentado..

Entre os poemas dos 20 anos e a publicação de Dom Quixote aos 58, Miguel de Cervantes Saavedra (1547-1616) procurou em vão glória e fortuna na vida militar e na corte espanhola. Conheceu as desventuras da prisão, dos interrogatórios e da intriga, foi excomungado por duas vezes. Desiludido, recomeça a escrever poesia. Publica “A Galateia” em 1585  e dedica-se, sem grande sucesso, à produção de peças de teatro.

Terá sido numa das suas passagens pelo cárcere, por volta de 1660, que começa a construir a personagem do cavaleiro da triste figura. Animado pelo estrondoso êxito da primeira parte das aventuras de Dom Quixote, Cervantes continuará a escrever até aos últimos dias da sua vida.

Da sua bibliografia fazem parte as Novelas Exemplares, “um amplo fresco da sociedade e cultura de Espanha daquele tempo”, como sublinha Zulmira Santos, professora universitária na sua exposição sobre o autor e estas doze histórias.

 

Ficha Técnica

  • Título: Ler +. Ler Melhor - Miguel de Cervantes
  • Tipo: Extrato de Magazine Cultural
  • Produção: Filbox produções
  • Ano: 2011

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.