Pesquisar

Nuno Júdice, poesia a nascer das palavras

Poesia, ficção, ensaio...Nuno Júdice é um dos mais premiados poetas portugueses. Nasceu em 1949 na Mexilhoeira Grande, terra dos Algarves.

Constrói o poema a partir da palavra, é dela que lhe chegam as ideias. Depois… é todo um trabalho de escultor a limar as arestas das frases, ouvir-lhes a música, a entrar em realidades mais profundas sem lirismos.

Na poesia, mas também na ficção, no ensaio e no teatro tem já mais de seis dezenas de títulos publicados. Recebeu alguns dos mais importantes prémios literários, como o prestigiado prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana.

Licenciado em Filologia Românica, é professor de literatura na Universidade Nova em Lisboa e presença assídua  em revistas e jornais .

Da infância, no Algarve, guarda memórias vivas e confessa que é lá, na terra onde nasceu, que se sente rejuvenescer. Neste extrato de entrevista, Nuno Júdice começa por dizer que o poema é “a expressão de uma intensidade”.

 

 

Ficha Técnica

  • Título: Bairro Alto
  • Tipo: Extrato de Programa
  • Produção: RTP
  • Ano: 2013

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui