Pesquisar

O fim da II Guerra Mundial

O fim da II Guerra Mundial

A 7 de maio de 1945, em Berlim, o que restava do exército alemão rendeu-se às tropas russas. A guerra na Europa estava terminada, mas para trás ficavam mais de 60 milhões de mortos, no conflito mais sangrento e traumático da História da humanidade.

O final da guerra ter-se-á precipitado quando Adolf Hitler deslocou uma grande parte das suas tropas para o Cáucaso, fonte de petróleo da União Soviética. Na célebre batalha de Stalingrado (de setembro de 1942 a fevereiro de 1943), mais de um milhão de soldados alemães morreram e os nazis sofreram um revés de que nunca recuperaram. No entanto, só em fevereiro de 1945 as forças da URSS invadiram a Silésia e a Pomerânia, ao mesmo tempo que as forças Aliadas ocidentais entravam na Alemanha e se aproximavam do rio Reno.

Em março de 1945, os aliados americanos, ingleses, canadianos e franceses atravessaram o norte do Reno e o sul do Ruhr, cercando as forças nazis, enquanto os soviéticos avançaram para Viena. No início de abril, as forças de aliados ocidentais finalmente ganhavam terreno em Itália e atravessavam a Alemanha Ocidental, enquanto as forças soviéticas invadiam Berlim; as duas forças encontraram-se nas margens do Elba, a 25 de abril. No dia 30, o Reichstag foi capturado, simbolizando a derrota militar do Terceiro Reich e de Hitler, que se tinha suicidado no seu bunker, uns dias antes.

As tropas alemãs na Itália, na Holanda, na Dinamarca e no noroeste da Alemanha rendem-se e a 7 de maio, a Alemanha assina a rendição.

Ficha Técnica

  • Título: A Vida dos Sons
  • Tipo: Programa de Rádio
  • Autoria: Ana Aranha e Iolanda Ferreira
  • Produção: Antena 1
  • Ano: 2013

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.