Pesquisar

"O Monte dos Vendavais", de Emily Brontë

O único romance de Emily Brontë é uma obra-prima da literatura. Porque a história poderosa e violenta da paixão de Catherine e Heathcliff assenta numa estrutura narrativa complexa, entre o realismo e o romantismo poético. É do livro que se fala aqui.

Há maldição nesta história de amor que a imaginação poética e fantástica de Emily Brontë desenhou no período pré-vitoriano. Todo o ambiente da narrativa nos conduz ao ponto sem retorno da tragédia, ao cume da paisagem rude e ventosa das charnecas de Yorkshire que é o Monte dos Vendavais. No início é apenas uma noite de temporal, e o ato generoso do patriarca da família Earnshaw, que acolhe um rapazinho órfão.

O único romance de Brontë, escritora inglesa com uma adolescência passada entre a melancolia e a poesia, é uma referência para outra escritora da língua portuguesa. Hélia Correia diz que este livro foi “uma aparição na sua vida”, poderoso e sedutor.

 

 

Ficha Técnica

  • Título: Ler +. Ler Melhor - "O Monte dos Vendavais", de Emily Brontë
  • Tipo: Extrato de Magazine Cultural
  • Produção: Filbox produções
  • Ano: 2013

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.