Pesquisar

Um olhar português sobre o primeiro homem na lua

No dia 20 de julho de 1969 o homem aterrava na lua pela primeira vez. Em Portugal a operação foi acompanhada numa longa emissão da RTP que durou cerca de 15 horas, mas o Telejornal abriu com uma inauguração do Presidente da República.

Neil Armstrong, Edwin “Buzz” Aldrin e Michael Collins eram os tripulantes da Apolo 11 que empreenderam a viagem até à lua, para realizar a primeira alunagem em 1969.

Em Portugal, como no resto do mundo, viveu-se com antecipação esta viagem ao espaço que muitos compararam às primeiras viagens de descoberta dos portugueses. Parte de operação foi seguida em direto pela RTP, mas a aterragem na lua só foi vista pelos portugueses em diferido.

Apesar da importância do momento, o principal jornal televisivo da RTP secundarizou o acontecimento, porque existiam ordens expressas de como se deveria realizar o alinhamento da emissão: Tudo o que envolvesse o Presidente da República era prioritário.

Ficha Técnica

  • Título: 50 Anos da RTP - 1969, O Homem na Lua
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Jacinto Godinho
  • Produção: RTP
  • Ano: 2007

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui