Pesquisar

Posso escavar um buraco até ao outro lado da Terra?

Era espetacular!!! Mas é completamente impossível... No entanto, o que se passa no interior da Terra é ainda mais espetacular do que imaginas…

A Terra é feita de várias camadas, mais ou menos como um bolo ou um ovo. A camada mais superficial é a crosta, que envolve toda a sua superfície, incluindo montanhas, rochas, a terra que está debaixo dos oceanos e, claro, a terra debaixo dos nossos pés.

É a camada mais fina do nosso planeta mas, mesmo assim, pode ter até 70 quilómetros de profundidade, se começássemos a escavar numa montanha muito alta, como o Evereste.

Já alguma vez viste alguém a partir casca de um ovo? É frágil e parte com facilidade, certo? Pois a crosta da Terra está partida, mais ao menos como a casca de um ovo.

A camada seguinte é o manto. O manto é muito, muito quente. É uma espécie de sopa muito espessa de rochas e minerais. É por causa do calor que se faz sentir nesta camada que, às vezes, acontecem terramotos.

Na camada debaixo do manto começa a gema do ovo, ou o núcleo externo, que é completamente líquido e onde faz tanto calor como no Sol.

Depois, temos o núcleo interno, ainda mais quente, mas sólido, já que tem que aguentar a pressão e o peso de todo o Planeta. Por isso, já sabes: para de escavacar o quintal da tua mãe!

“Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia” é um conteúdo do Pavilhão do Conhecimento para a  rádio zigzag.

Ficha Técnica

  • Título: Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia
  • Tipo: Infantil
  • Autoria: Rádio Zig Zag / Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva
  • Ano: 2016

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.