Pesquisar

Os pontos mais altos de Portugal

Os pontos mais altos de Portugal

Ordenadas as serras e as montanhas por altitude, é este o retrato que fazemos aos pontos mais altos de Portugal. Nos primeiros lugares estão elevações acima dos 1860 metros. Sabes dizer quais são? Vê esta infografia com atenção e terás a resposta certa.

A maioria das serras e montanhas portugueses têm mais de 250 milhões de anos. No norte do país, o terreno é muito acidentado e as serranias ultrapassam com frequência os 1000 metros.

A sul predominam as planícies e os raros relevos montanhosos não chegam a ir além dos 500 metros, com exceção para a serra de S. Mamede, que culmina a mais de 1000 metros.

Nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, de origem vulcânica, o relevo é muito mais acidentado e as elevações ganham, na maior parte das ilhas, maior altitude, sendo elas que se destacam na infografia que preparámos. Olha com atenção e, no fim, vais saber dizer o nome das cinco serras e montanhas mais altas de Portugal.

Ficha Técnica

  • Título: As serras mais altas de Portugal
  • Tipo: Infografia
  • Autoria: Ana Ribeiro / André Santos
  • Produção: RTP Ensina
  • Ano: 2013

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.