Pesquisar

Setenta anos de histórias de refugiados

Ahmed, nascido na Síria há 12 anos, e Harry, nascido em Berlim há 92, são ambos refugiados de guerra. O primeiro do conflito que devastou diversos países do Norte de África e do médio oriente e o segundo da II Guerra Mundial. Ambos contam as suas histórias.

Apesar de setenta anos separarem as suas histórias estes dois refugiados tiveram experiências muito semelhantes pois sofreram o impacto da guerra e, para sobreviver, foram obrigados a abandonar a casa, os familiares e os amigos.

O filme, produzido pela UNICEF, está construído de forma a conhecermos as terríveis experiências pelas quais ambos passaram, testemunhando ataques às suas casas ou às escolas. Relatam ainda alguns dos momentos mais difíceis das fugas.

A UNICEF é um órgão das Nações Unidas que tem por missão defender e promover os direitos da criança e criar condições duradouras para o seu desenvolvimento.

Nascido no pós-guerra, em dezembro de 1946, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF, em inglês) rege-se pela Convenção sobre os Direitos da Criança. Este acordo reconhece às crianças um conjunto de direitos para que possam viver, crescer, aprender num ambiente seguro e protector, e participar na vida em sociedade.

Em Portugal tem escritórios desde a década de oitenta do século passado.

Este vídeo foi disponibilizado pela UNICEF Portugal no âmbito de uma parceria com o RTP Ensina.

Ficha Técnica

  • Título: Refugiados: as histórias partilhadas de Harry e Ahmed
  • Produção: UNICEF
  • Ano: 2017

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui