Pesquisar

Smartphone ou tablet: com qual vai pagar?

Longe vão os tempos em que o dinheiro vivo era uma vantagem. O pagamento online depende agora apenas de um pequeno dispositivo instalado num smartphone ou num tablet. Conheça os modos virtuais de gastar dinheiro na vida real.

Quando se tem uma mulher que se queixa frequentemente de não conseguir facturar mais nas feiras a que vai vender os seus produtos porque as pessoas não têm com elas dinheiro, talvez isso possa originar uma tecnologia surpreendente, facilitadora e que satisfaz não só as queixas da mulher, mas também de grande parte da população.

Foi isto que pôs um técnico sueco no trilho do sucesso comercial quando se predispôs a inventar um pequeno aparelho, o iZettle, que, quando instalado num smartphone ou num tablet, permite proceder ao pagamento online através de chip, como o que os cartões de débito e crédito europeus têm.

O custo do aparelho é de aproximadamente 20 euros e, depois de instalado, basta passar o cartão, assinar digitalmente, e o pagamento está efectuado.

O caminho do futuro, inventado na Suécia, o primeiro país da Europa a ter notas bancárias -desde o século XVII – e, aparentemente, um dos primeiros a querer ver-se livre delas.

Ficha Técnica

  • Título: Com Ciência
  • Tipo: Extrato de programa
  • Produção: Terra Líquida Filmes para RTP
  • Ano: 2011

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.