Pesquisar

Sons de abril: Eles comem tudo...

Em 1970, os emigrantes portugueses em Paris ouvem a chamada 'canção de combate' entoada por vários jovens artistas exilados em França ou noutros países europeus, como José Afonso, Sérgio Godinho ou Luís Cília. No público, havia agentes da PIDE infiltrados.

A linha estrutural do programa ‘Sons de Abril’ é usar os sons como suporte da memória, numa viagem temporal à História recente de Portugal. O som não nos dá uma imagem diferente da que temos desse passado mas certamente mais próxima, mais de quotidiano, mais coloquial e de maior detalhe.

Esta rubrica da Antena 1 leva-nos desde 1973 a Julho de 1976, num percurso que vai dos discursos-aula de Marcello Caetano às intervenções sincopadas dos presidentes militares; do Festival da Canção à canção de intervenção; dos pregões típicos para turista ouvir à algazarra dos vendedores ambulantes. A maior mobilidade das equipas de rádio, o maior à vontade das pessoas diante dos microfones e o grande envolvimento político das rádios no período pós-25 de Abril levam a que os sons nos levem até àquele momento, àquela pessoa, àquele facto.

Rogério Gomes, Ensina RTP

Ficha Técnica

  • Título: Sons de Abril
  • Tipo: Rubrica de Rádio
  • Autoria: Helena Matos e Iolanda Ferreira
  • Produção: Antena 1
  • Ano: 2014

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui