Pesquisar

Três heranças da Idade Média

É comum dizer-se da Idade Média que foi um período histórico de escuridão e estagnação. Mas esta visão negativa, ampliada pela expressão "idade das trevas", não corresponde à verdade para muitos historiadores. O legado dos seus dez séculos de duração vai muito além da barbárie e do obscurantismo. Desde logo, a formação do reino de Portugal, como defendeu primeiro Alexandre Herculano, que, também por isso, a chamava "idade de ouro".

Quando o mundo romano entrou em decadência, começou o longo período civilizacional que ficou conhecido como Idade Média e que iria terminar muitos séculos depois, já na fase dos Descobrimentos, embora a divisão cronológica não esteja completamente fechada para os historiadores.

Foram mais de mil anos marcados por sucessivas invasões e guerras que provocaram um clima de medo, instabilidade e insegurança, que resultaram numa desorganização social e económica que os monarcas procuravam solucionar dividindo o seu poder, quer com o senhores feudais, quer com a Igreja que, a partir dos mosteiros, terá um papel espiritual, cultural e político determinante no modelo de vida medieval.

Quando esta vaga de violência acalmou no ocidente, com muito do seu território reconquistado para a cristandade, registaram-se importantes alterações estruturais sustentadas, entre outras coisas, em novas práticas e utensílios agrícolas e na revitalização do comércio, o que levou a um aumento progressivo demográfico e ao desenvolvimento dos burgos medievais onde surgiram as primeiras universidades do mundo, uma das “três heranças fundamentais para a atualidade”, salienta João Gouveia Monteiro, um dos historiadores que, tal como Alexandre Herculano fizera no século XIX, defende a Idade Média como um período de ouro da História de Portugal.

Ficha Técnica

  • Título: Visita Guiada - Universidade de Coimbra e Museu Machado de Castro
  • Tipo: Extrato de Programa Cultural
  • Autoria: Paula Moura Pinheiro
  • Produção: RTP
  • Ano: 2019

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui