Vasco Gonçalves, o companheiro Vasco
Vasco Gonçalves (1921-2005) foi um militar e político português, considerado próximo do Partido Comunista, que assumiu quatro vezes o lugar de primeiro-ministro após a revolução, mas perdeu influência ainda antes do 25 de Novembro de 1975.
Coronel de artilharia, Vasco Gonçalves integrou o movimento dos capitães em finais de 1973 e participou na comissão que elaborou o programa do Movimento das Forças Armadas (MFA), assegurando também a ligação ao general Costa Gomes.
Depois do 25 de abril de 1974 integrou o Conselho da Revolução e assumiu o cargo de primeiro-ministro entre o segundo e quinto governos provisórios.
Tido como próximo dos comunistas, implementou medidas que levaram à nacionalização da banca e de empresas e defendeu a reforma agrária, objectivos que ganharam força após a tentativa de golpe falhada de 11 de Março de 1975, liderada pela direita.
Em resultado do confronto entre as diversas forças políticas durante o Verão Quente de 1975 será afastado do poder, não voltando à ribalta política.
Durante o chamado Verão Quente de 1975 tornou-se popular o tema musical “Força Companheiro Vasco”, que apoiava as medidas tomadas pelo primeiro-ministro.
Ficha Técnica
- Título: Dicionário de Abril - Letra V
- Tipologia: Extrato de Programa
- Autoria: António Reis/ Maria Inácia Rezola/ Paula Borges
- Produção: Braveant/ RTP
- Ano: 2012