Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado no Vale do Tejo
O Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo, situa-se em Mação, e tem um espólio constituído por arte sacra, etnografia e arqueologia, distribuídos por edifícios e espaços naturais.
Do espólio destaca-se o núcleo arqueológico, constituído por materiais originários de prospecções e escavações especialmente de contextos do período pré-histórico, nomeadamente imagens rupestres e ferramentas de pedra. Da Idade do Bronze merece especial atenção a coleção conhecida como Depósito Porto Concelho, um conjunto de peças de bronze danificadas, possivelmente reunidas para para serem de novo fundidas e transformadas em novas ferramentas.
Fora de portas existe um percurso através de várias freguesias que assinala sítios arqueológicos visitáveis durante todo o ano. Assim, podem ser vistos núcleos de arte rupestre na Rovinhosa e Vale de Souto, Cobragança, Castelo Velho do Caratão, enquanto na Foz do Rio Frio, na Lajinha, se encontram antas.
Este programa integra a série “Em Busca do Museu Desconhecido”, na qual a RTP efetua uma viagem por todo o país, mostrando espaços museológicos menos conhecidos do grande público.
Ficha Técnica
- Título: Em Busca do Museu Desconhecido - Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado no Vale do Tejo
- Tipologia: Programa
- Autoria: Margarida Metello/ Sofia Leite
- Produção: RTP
- Ano: 2020