Hierarquia biológica: da célula para a bioesfera
Para facilitar o estudo dos seres vivos que se podem encontrar nos mais diversos ambientes naturais, os biólogos estabeleceram diferentes níveis de organização biológica hierárquica. O grau de complexidade aumenta da célula para a biosfera, sendo este o nível biológico mais elevado.
A biosfera é o subsistema da Terra que abrange todos os seres vivos que habitam o nosso planeta e suas interações. Um ecossistema é um sistema dinâmico formado pela comunidade, pelo biótopo e pelas relações que se estabelecem entre eles. Um lago, por exemplo, constitui um ecossistema, se considerado na sua totalidade – os seres vivos que lá existem, as relações existentes entre eles e com o meio ambiente envolvente (água, solo, sais minerais, temperatura).
A comunidade biótica ou biocenose é o conjunto de seres vivos (meio biótico) de um ecossistema que estabelecem relações de interdependência entre si. O biótopo é a área geográfica (meio abiótico) onde vive determinada comunidade. Os organismos de uma comunidade biótica vivem em interação recíproca com o meio ambiente. Este determina as formas de vida que podem habitar uma determinada região e os seres vivos, por seu lado, vão influenciar também o modo de ação dos fatores abióticos ao longo do tempo.
Designa-se por população o conjunto de indivíduos da mesma espécie que habitam um dado local, durante um determinado período de tempo, interagindo entre si e com os diferentes fatores do meio. O ambiente físico onde cada população desenvolve as suas atividades vitais é o habitat. Denomina-se nicho ecológico a utilização que cada espécie faz do seu habitat.
A matéria viva é constituída por átomos que se agrupam em moléculas e estas, por seu lado, combinam-se, originando organitos celulares que, no seu conjunto, dão forma às células – a unidade básica, morfológica e funcional, de todos os seres vivos. Há seres vivos que apenas têm uma única célula (seres unicelulares) e outros constituídos por muitas células (seres multicelulares) nos quais células semelhantes formam diferentes tecidos (por exemplo, o tecido ósseo, o tecido muscular, o tecido conjuntivo). Vários tecidos associam-se e formam órgãos (coração, músculo, rim). Os órgãos que concorrem para o desempenho das mesmas funções constituem um sistema de órgãos (por exemplo, o sistema respiratório, o sistema digestivo, o sistema reprodutor). Os vários sistemas de órgãos interagem entre si e constituem um organismo, ser vivo que apresenta individualidade relativamente ao meio externo.
Sem a delimitação do mundo vivo em níveis biológicos hierárquicos seria muito mais difícil explicar a enorme diversidade de seres vivos do nosso planeta bem como as relações e interações entre os fatores abióticos e fatores bióticos.
Em resumo:
- Os sistemas biológicos refletem uma organização hierárquica, formada por unidades ordenadas desde a biosfera até à célula;
- Uma comunidade é o conjunto de diferentes populações que partilham o mesmo local;
- O conjunto de organismos da mesma espécie que ocupam o mesmo local e das relações que estabelecem denomina-se população;
- Um organismo é constituído por um conjunto de sistemas que integram órgãos que desempenham determinada função.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Hierarquia biológica (comunidade, população, organismo, sistemas e órgãos)
- Área Pedagógica: Biologia
- Tipologia: Explicador
- Autoria: Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia - APPBG
- Ano: 2020