Ciência mágica: líquidos que mudam de cor

Nos truques de magia, a ciência é a melhor cúmplice para resultados de deixar a plateia boquiaberta. Aqui vamos perceber a causa lógica para um líquido mudar de cor quando troca de recipiente. Não é magia, é o pH. E o que é o pH, afinal?

pH, ou potencial de hidrogénio iónico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio. O conceito data de 1909 e foi estabelecido por Soren Sorensen, um químico dinamarquês. O “p” deriva do alemão “potenz”, significando poder de concentração,  e o “H” é para o ião de hidrogénio (H+).

Um indicador de pH, a que também se pode chamar indicador ácido-base, é um composto químico que, adicionado em quantidades reduzidas a uma solução, permite saber se essa solução é ácida, básica ou neutra. Estes indicadores têm propriedades halocrómicas, ou seja, têm a capacidade de mudar de cor em função do pH do meio e é isto que explica aquilo que, à partida, podia ser visto como um belo truque de magia que consiste em fazer mudar de cor um líquido apenas por passá-lo de um recipiente para outro.

Os indicadores de pH são frequentemente ácidos ou bases fracas e, quando adicionados a uma solução, ligam-se aos iões H+ ou OH. com líquidos lá de casa como o vinagre ou um limpa-vidros, percebemos como a acidez ou alcalinidade fazem com que os líquidos possam mudar de cor de uma maneira espectacular e, para quem nunca ouviu falar de pH, verdadeiramente intrigante.

 

Breve História da Ciência em Portugal
Veja Também

Breve História da Ciência em Portugal

Temas

Ficha Técnica

  • Título: ABCiência
  • Tipologia: Extrato de programa