Outras Histórias

O silêncio vale ouro

Como pode o desporto devolver a vida a quem perde um sentido? A história de André Soares revela o segredo. Aos 19 anos ficou surdo e foi sobre duas rodas que resgatou o futuro.

É a pedalar que se sente livre e normal. As palavras são do campeão de ciclismo – ouro e bronze nos Jogos Surdolímpicos de 2022 -, o português André Soares. Aos 23 anos subiu duas vezes ao pódio internacional e foi de bicicleta que reconquistou alguma da liberdade perdida quando a surdez o atingiu de forma súbita, quatro anos antes.

Ao princípio foi o desânimo. Aprender leitura labial devolveu-lhe a convivência social e permite-lhe um trabalho como mecânico automóvel. O apoio de quem o rodeia foi fundamental para uma reintegração total, mas foi o ciclismo que lhe trouxe a glória e a garantia de que apesar de diferente pode ter, da mesma forma, sonhos de ouro.

O Comité Internacional de Desporto para Surdos (ICSD) foi fundado como Comité Internacional dos Desportos do Silêncio, em 1924, em França, e foi admitido, em 1955, como uma Federação Internacional de cariz olímpico.

Surdos e o implante coclear: ligar ou desligar o aparelho – 2.ª parte
Veja Também

Surdos e o implante coclear: ligar ou desligar o aparelho – 2.ª parte

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Outras Histórias - O Silêncio Vale Ouro, temporada 5, episódio 11
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: João Miguel Nunes / Carlos Oliveira / Sara Cravina / António Vasconcelos
  • Produção: RTP
  • Ano: 2022