Porque é que perdemos os dentes de leite?
Perdemos os dentes de leite porque...crescemos! Por que razão se chamam assim? Como deves imaginar, temos mais para te contar neste episódio da "Pulga Atrás da Orelha".
Os dentes são a parte mais dura do corpo humano e servem para desfazer os alimentos que comemos. Se não tivéssemos dentes só podíamos beber líquidos!
Os dentes acompanham o crescimento da boca e da cara ao longo do tempo. Os primeiros dentes chamam-se dentes de leite e têm esse nome por serem muito branquinhos. Mais tarde, por volta dos três anos, já temos cerca de 20 dentes de leite. É entre os seis e os sete anos que começam a cair e a dar lugar aos dentes definitivos. Durante a adolescência, a dentição fica completa e vai acompanhar-nos na vida adulta. Teremos entre 20 a 32 dentes.
Os dentes definitivos crescem debaixo da gengiva e vão empurrando, devagarinho, os dentes de leite, que começam a abanar e que depois caem. Quando se partem, os dentes definitivos não voltam a crescer.
São formados por cálcio, minerais, fósforo e são compostos por várias camadas. A parte visível do dente é a coroa e a parte que segura o dente à gengiva, e que não vemos, é a raiz. Também têm nervos, que os torna sensíveis. Quando comes um gelado às vezes sentes uma certa impressão.
Há três grupos de dentes. Cada um trabalha de forma diferente os alimentos. Os incisivos servem para cortar, os caninos rasgam, os pré-molares amassam e os molares trituram. Os sisos, ou terceiros molares, também servem para triturar. São os últimos a formar-se e nem sempre nascem.
Deves cuidar muito bem dos teus dentes para não teres cáries, os chamados dentes podres. Alimenta-te de uma forma saudável, evita doces e escova bem os teus dentes, durante dois minutos, pelo menos duas vezes por dia.
Ficha Técnica
- Título: Pulga atrás da Orelha - Episódio 23
- Tipologia: Programa Infantil
- Autoria: Catarina Pereira Dias / Pedro Cavaleiro
- Produção: Sardinha em Lata
- Ano: 2022