Vírus: Os Seres Mais Capazes da Terra
Chegaram ao mundo muito antes do homem e dos outros animais. Os vírus são parasitas em permanente busca de corpos que lhes permitam replicar-se. São os mais capazes na terra. Adaptam-se e competem entre si pela própria evolução.
Num vírus encontramos informação genética como aminoácidos e lípidos que garantem as funções vitais de cada espécie. Não é surpresa, por isso, que partilhemos tanta coisa com estas entidades que levantam desde logo uma questão: serão seres vivos?
Só damos por eles quando em interação com outras espécies. Um vírus tem de infetar células para poder reproduzir-se, mas quando o faz, é uma supermáquina de multiplicação. Quando dominados, progridem e superam os outros e a si próprios, quer através da disseminação, quer por mutações.
São muito simples na sua constituição e existem em número indefinido em reservatórios na natureza. Aguardam de forma paciente um hospedeiro para desencadearem o ataque, sempre em posição de vantagem.
A humanidade está a viver a maior alteração do estilo de vida de que há memória, no mais curto espaço de tempo. Culpamos a natureza, condenamos o sistema produtivo, apontamos o dedo ao outro, mas nunca, ou raramente, nos olhamos ao espelho para admitirmos que tudo chegou tão longe por que nós permitimos.