1 de Maio: dias que contam histórias

A história que vamos contar tem mais de 130 anos e começa com a vontade inabalável de milhares de operários americanos. Trabalhavam de sol a sol, eram explorados. Perceberam que unidos tinham mais força e fizeram uma greve geral para exigir uma jornada de oito horas. Os dias que vieram a seguir não foram fáceis mas, no fim, a luta acabou por ficar tão grande que se celebra em todo o mundo.

Quando voltamos a estes dias de luta em Chicago, em 1886, encontramos uma história de coragem e resistência. Milhares de manifestantes e polícias envolveram-se em confrontos violentos. Houve mortos, feridos e muitos sindicalistas foram presos. Exigiam uma redução do número de horas de trabalho, mas teriam de esperar quatro anos até o conseguirem. No entanto, os ecos deste protesto chegaram mais cedo à Europa e, logo em 1889, o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1 de Maio como Dia Internacional do Trabalhadores.  

A data só foi comemorada em pleno no teu país, em 1974, após os longos anos de ditadura. Nesse primeiro de Maio em liberdade, o povo saiu à rua, para reivindicar, entre outras coisas, o direito à greve. Ainda hoje, trabalhadores de todo o mundo seguem o exemplo destes pioneiros americanos. O que pedem agora? O de sempre: melhores salários, estabilidade e segurança nos seus empregos e justiça social.  

Como foi criado o Apartheid?
Veja Também

Como foi criado o Apartheid?

Radar XS é um telejornal para crianças dos 8 aos 12 anos que pretende informar, incentivar o pensamento crítico e a cidadania consciente.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Radar XS
  • Tipologia: Extrato de Programa de Informação Infantojuvenil
  • Produção: RTP
  • Ano: 2023