Revitalizar o vale do Coa
A Rewilding Portugal pretende fazer regressar ao Vale do Coa espécies animais e vegetais que nas últimas décadas têm estado ausentes ou em decréscimo, enquanto potencia ideias e projetos que podem resultar na valorização económica das atividade humanas que persistem em manter-se naquela região.
Ao longo de décadas, o Vale do Coa perdeu diversidade animal e vegetal e, mais recentemente, também registou um alto abandono rural. Esta situação aparentemente negativa criou uma oportunidade, que levou a Rewilding Portugal a desenvolver um projeto de renaturalização e apoio às atividades humanas sustentáveis naquele território.
Animais como o cavalo do sorraia ou o veado foram reintroduzidos, desde que o plano ganhou força, em 2019. Pretende-se ainda criar condições para que diversas espécies de aves, mamíferos, répteis, anfíbios e plantas residentes encontrem condições para prosperar.
A equipa acompanha de perto a renaturalização do território com a utilização de sistemas eletrónicos ou patrulhas que tentam controlar a caça furtiva e a criar condições que impeçam a fácil expansão dos incêndios florestais.
Os responsáveis têm também a preocupação de integrar e valorizar a economia baseada na natureza e na cultura que existem no vale do Coa. Nesse sentido, acompanham atividades de silvicultura, agricultura e pastorícia que, de forma sustentável, desenvolvem o território.
Ficha Técnica
- Título: Regresso do Côa Selvagem
- Tipologia: Reportagem
- Autoria: Luís Henrique Pereira
- Produção: RTP
- Ano: 2023