Símbolos judaicos, religião e identidade

A Torá, a Estrela de David, o kipá, são ícones do judaísmo. Identificam uma religião, mas revelam também a identidade de um povo. São descodificados a partir da Sinagoga Shaaré Tikva, em Lisboa.

Para o povo judeu, religião e identidade fundem-se numa cultura milenar, com origem no Médio Oriente. O judaísmo encontra as suas origens no episódio em que Moisés liberta o povo hebreu da escravidão no Egito, e lhes entrega as leis divinas. Ensinamentos que se encontram na Torá – o texto sagrado fundamental, composto pelos cinco primeiros livros da Bíblia (o Pentateuco), que narram a criação do mundo e a história do povo de Israel.

Data do início do século XX a mais antiga sinagoga de Lisboa – a primeira a ser construída em Portugal após a ordem de expulsão dos judeus, decretada pelo rei D. Manuel, em 1496. É a partir do seu interior que vamos conhecer melhor este livro, bem como outros símbolos que carregam fortes significados espirituais, históricos e culturais para os hebreus. Uma visita conduzida por Joshua Ruah, o médico que se apresenta como judeu, berbere, e lisboeta e que presidiu durante 20 anos à Comunidade Israelita de Lisboa.

Uma voluntária portuguesa entre refugiados
Veja Também

Uma voluntária portuguesa entre refugiados

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Primeira Pessoa - Joshua Ruah, temporada 5 / episódio 7
  • Tipologia: Excerto de Programa
  • Autoria: Fátima Campos Ferreira
  • Produção: RTP
  • Ano: 2024