Um planeta moribundo orbita um sol em fim de vida

O planeta é semelhante a Júpiter e descreve órbitas em redor de uma estrela que está a morrer. A situação está a ser seguida atentamente pelos astrónomos, porque se acredita que deverá acontecer o mesmo ao nosso sistema daqui a cinco mil milhões de anos.

A estrela, que se encontra a dois mil anos-luz da terra, é conhecida como HIP 13044 e foi descoberta por um telescópio instalado no Chile. Segundo os astrónomos o caso é ainda a mais interessante porque se trata de um planeta e de uma estrela que pertenciam a uma outra galáxia, antes de ser absorvida pela Via Láctea. É a primeira vez que se consegue estudar um planeta e um sol que têm origem numa galáxia externa à nossa.

A HIP 13044 encontra-se numa fase terminal da sua existência. Após consumir todo o hidrogénio do seu núcleo começou a crescer transformando-se numa gigante vermelha. Nesse processo deverá ter consumido os planetas que descreviam orbitas mais próximas de si. Após esse período de expansão, voltou a retrair-se e o único planeta que se consegue avistar é o último sobrevivente de um sistema solar que poderá ter sido muito semelhante ao nosso.

Detetadas as ondas gravitacionais de Einstein
Veja Também

Detetadas as ondas gravitacionais de Einstein

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Planeta moribundo
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Fernanda Fernandes
  • Produção: RTP/ Terra Líquida Filmes
  • Ano: 2011