O gene que organiza os orgãos internos

Uma equipa do Instituto de Medicina Molecular de Lisboa descobriu o gene responsável pela “arrumação interna” dos órgãos durante o crescimento embrionário. Uma descoberta importante que poderá ter aplicações diversas no futuro.

O gene descoberto determina o comprimento dos cílios – pequenas protuberâncias presentes nas paredes de uma espécie de bolsa embrionária – que são determinantes para a organização interna dos diversos órgãos do corpo. É através da sua ação que órgãos como o fígado ou o pâncreas vão ocupar posições que permitem a viabilidade dos vertebrados.

Quando os cílios são curtos ficam incapazes de cumprir a sua função, podendo não colocar os órgãos nos locais certos, situação que coloca em risco a vida.

Este estudo, que utilizou peixes-zebra como modelo biológico, poderá ajudar a compreender e até corrigir doenças relacionadas com a posição dos órgãos internos do corpo, nomeadamente, as “heterotaxias” e o “situs inversus”, casos em que os órgãos internos estão posicionados de forma aleatória ou invertidos no corpo.

Nidificação de aves marinhas nos Açores
Veja Também

Nidificação de aves marinhas nos Açores

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Descoberto gene que arruma orgãos internos
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Vasco Trigo
  • Produção: RTP/ Terra Líquida Filmes
  • Ano: 2011