Conteúdo cedido por : Ordem dos Psicólogos
Psicologia na Escola

6 sugestões para lidar com o stresse

6 sugestões para lidar com o stresse

Todos/as nós já nos sentimos stressados/as. É normal sentirmos que temos muito com que nos preocupar e demasiadas coisas para fazer, que as outras pessoas estão a exigir demasiado de nós ou que temos de lidar com situações sobre as quais não temos grande controlo.

Há situações que nos provocam stresse. Normalmente, são situações que implicam mudanças ou que não controlamos. Algumas podem ser situações felizes (como casar ou ter um bebé) e outras menos positivas (como a doença de um familiar ou uma mudança de casa). Essas situações podem ser duradouras, como o desemprego, a pobreza, os problemas nas relações próximas ou ter de cuidar de um familiar doente. Mas também podem ser passageiras, como uma tempestade, ter um teste no dia seguinte, haver muito trânsito, estarmos constipados ou atrasados para um compromisso.

Há o stresse do dia-a-dia, provocado pelo facto de termos de gerir inúmeras tarefas (preparar o teste do dia seguinte, entregar um trabalho dentro do prazo, ir ao treino de futebol e fazer as tarefas de casa), por determinados acontecimentos que nos deixam nervosos/as *(por exemplo, apresentar um trabalho à turma) ou pelas pessoas com quem convivemos (pequenos desentendimentos com Professores/as, Mãe e/ou Pai ou amigos/as). Mas também há o stresse provocado por situações difíceis da nossa vida. Estas situações (um divórcio, mudar de cidade, acabar um relacionamento, a morte de alguém, conflitos familiares) não acontecem todos os dias, mas são muito stressantes e demoram mais tempo a resolver.

Há quem pense que os/as adolescentes não se sentem stressados/as porque não têm as responsabilidades das pessoas adultas – trabalhar e apoiar a família – mas isso não é verdade. Os/as adolescentes podem sentir-se stressados/as pela sua interacção com as Mães e Pais (“não me desiludas”, “despacha-te”, “estuda e tem boas notas”, “não te metas em sarilhos”, “devias fazer mais amigos/as”), os amigos e as amigas (“experimenta isto”, “prova que não és parvo/a”, “não andes com aqueles/as”, “não vistas isso”) ou mesmo consigo próprios/as (“preciso de perder peso”, “já devia ter músculos”, “tenho de vestir a roupa certa”, “tenho de ter boas notas este ano”, “tenho de conseguir mostrar à minha Pai/ ao meu Pai que já não sou uma criancinha”). Para além disso, descobrir como tornar-se independente, pensar no futuro, ser pressionado pelos/as amigos/as para beber ou fumar, preocupar-se com as mudanças do corpo, lidar com novos sentimentos sexuais e outros desafios da adolescência pode ser, por si só, bastante stressante.

Quando estamos stressados/as, podemos ter diferentes tipos de reacções, nomeadamente físicas: dor de cabeça, dores musculares, cansaço, dificuldade em dormir, pressão arterial alta, fome ou falta de apetite, indigestão, desmaios, dor no peito. Podemos sentir-nos irritados/as, agressivos/as, cansados/as, deprimidos/as, com medo de falhar, com receio do futuro, sem interesse pelas outras pessoas e pela nossa vida e perdermos o nosso sentido de humor. Pode ser mais difícil para nós tomarmos decisões e concentrarmo-nos.

Mas nem sempre o stresse é mau, até pode ter um lado positivo. Por exemplo, quando temos um trabalho para entregar, o stresse pode manter-nos alerta e focados/as. Quanto mais treinarmos lidar com os desafios e o stresse do dia-a-dia, mais preparados/as estaremos para lidar com situações mais difíceis e complexas. Mas só é positivo quando dura pouco tempo e depois relaxamos.

Embora o stresse não seja uma doença, quando nos sentirmos muito stressados/as durante longos períodos, podemos desenvolver problemas de Saúde Psicológica como a depressão ou a ansiedade. Nestas situações, sentimo-nos constantemente com medo e em estado de alerta, perdemos o nosso equilíbrio emocional e sentimo-nos incapazes de controlar a nossa vida. Quando a nossa vida se transforma e não conseguimos lidar com os nossos problemas, falar com um/a Psicólogo/a pode ajudar-nos a pensar e encontrar uma solução.

Para evitar ficarmos demasiado stressados/as ao lidar com as pressões e os problemas do nosso dia-a-dia (responsabilidades em casa, trabalhos da escola, as expectativas das outras pessoas, desentendimentos com amigos, etc.), podemos utilizar várias estratégias eficazes. Por exemplo,

  • Eliminar algumas atividades do horário. Quando nos estamos a sentir sobrecarregados/as, podemos considerar eliminar uma ou duas actividades do horário, deixando apenas aquelas que são realmente importantes para nós ou inadiáveis. É importante haver um equilíbrio entre as tarefas pelas quais somos responsáveis (estudar, por exemplo) e as actividades que gostamos de fazer (passar tempo com os amigos e as amigas, por exemplo).
  • Planear. Para diminuir o stresse com as exigências e tarefas do dia-a-dia, é importante planear, sabendo quais e quando são as nossas obrigações e depois, claro, cumprindo esse plano. Planear só serve se depois formos capazes de cumprir o plano (por exemplo, estudar regularmente e não apenas no dia anterior ao teste).
  • Ser realista e pedir ajuda. Ninguém é perfeito nem sabe tudo. Não vale colocar pressão desnecessária sobre nós próprios/as. Quando sentimos que precisamos de ajuda – seja a fazer os trabalhos de casa ou a lidar com uma perda – mais vale pedi-la. Falar sobre as coisas que nos stressam com pessoas em quem confiamos pode ser muito útil para diminuir o stresse.
  • Não ignorar os problemas. Aprender a gerir o stresse também significa desenvolver competências que nos permitam lidar com os problemas, em vez de evitá-los. É importante também distinguir aqueles problemas realmente importantes, que devemos resolver e com os quais nos devemos preocupar, e aqueles que devemos deixar de lado, que afinal não são assim tão importantes.
  • Dormir e comer bem, fazer exercício. Manter o nosso corpo em forma, com uma boa noite de sono, alimentação saudável e exercício físico pode contribuir bastante para a forma como lidamos com as situações stressantes.
  • Arranjar tempo para relaxar. Incluir no horário diário actividades das quais gostamos – ler um livro, ver um filme, brincar com os nossos animais de estimação, tocar um instrumento, aproveitar desportos ao ar livre ou apenas estar com amigos/as.

A Ordem dos Psicólogos tem mais informação em escolasaudavelmente.pt

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Ficha Técnica

  • Título: Stresse
  • Área Pedagógica: Psicologia
  • Tipologia: Rubrica
  • Autoria: Ordem dos Psicólogos
  • Ano: 2022
  • Imagem: fotografia de, Andrea Piacquadio, Pexels.
  • *Nota: constituindo a linguagem uma ferramenta para combater as desigualdades sociais, contribuindo para a eliminação de estereótipos e formas de discriminação, a OPP advoga a utilização de uma linguagem inclusiva, enquanto instrumento transformador de atitudes e comportamentos, de promoção do bem-estar, da Saúde Psicológica e da coesão, igualdade e justiça sociais.