Pesquisar

A revolução de 1926 em fotografias

A Revolução de 1926 poderia ter sido apenas mais um movimento de insatisfação militar ou popular, como outros, mas acabou por instalar o regime do Estado Novo que se manteve até 1974.

O general Gomes da Costa ergue o sabre rodeado de uma multidão que assiste a mais um momento revolucionário da primeira República, aquele que condenou o regime já muito debilitado com questões internas, problemas económicos e sociais. Quando a fotografia foi tirada é natural que poucos acreditassem que este momento marcaria o nascimento de um regime que governaria o país nas décadas seguintes.

Neste programa do Memória Fotográfica percorreremos imagens que marcaram a implementação do Estado Novo e vamos também conhecer algumas das personalidades que foram centrais no regime que durante cinco décadas governou o país.

Memória Fotográfica é uma série documental onde as fotografias ganham vida com a presença do historiador que, agarrando neste ou naquele elemento, mostra como ocorreram episódios que marcaram a história portuguesa do século XX. Guerras, revoluções, intrigas, festejos, dramas, vitórias, líderes, derrotados e vencedores, de tudo se encontra nas fotografias que preservam parte da nossa memória coletiva. Elas retratam as mais diversas áreas e episódios da vida portuguesa do século passado.

Ficha Técnica

  • Título: Memória Fotográfica - Implementação do Estado Novo
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Jorge Nunes, Miguel Montez Leal, Rui Tavares
  • Produção: RTP/ Panavideo
  • Ano: 2018

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui