Pesquisar

Fotografias das eleições para a Constituinte

A eleição para a Assembleia Constituinte, a 25 de abril de 1975, foi um momento único do período pós-revolucionário. Foi o primeiro ato eleitoral da nova democracia, com o objectivo de escolher quem iria redigir e aprovar a nova constituição do país. Venceu o Partido Socialista, que alcançou 116 dos 250 lugares disponíveis.

Este primeiro ato eleitoral teve uma participação superior a 90 por cento e contou com com o empenho de um grande número de pessoas que pela primeira vez participavam numa campanha eleitoral, apoiavam candidatos de partidos com ideias diversas e podiam votar de forma livre. A campanha contou com uma forte presença de mulheres. Algumas tinham adquirido o direito de voto durante o período do Estado Novo mas, após a revolução, esse direito generalizou-se a todas as cidadãs portuguesas com mais de 18 anos.

Este programa faz parte da série documental Memória Fotográfica, em que as fotografias ganham vida. O historiador Rui Tavares mostra como ocorreram episódios que marcaram a história portuguesa do século XX. Guerras, revoluções, intrigas, festejos, dramas, vitórias, líderes, derrotados e vencedores, de tudo se encontra nas fotografias que preservam parte da nossa memória coletiva. Elas retratam as mais diversas áreas e episódios da vida portuguesa do século passado.

Ficha Técnica

  • Título: Memória Fotográfica - As eleições para a Assembleia Constituinte
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Jorge Nunes, Miguel Montez Leal, Rui Tavares
  • Produção: RTP/ Panavision
  • Ano: 2018

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui