A Compostagem e a Valorização dos Resíduos Agrícolas

Foi há um século que, a partir da Índia, foram lançadas, pelo botânico inglês Albert Howard, as bases da agricultura orgânica e biológica, através da compostagem. Os avanços químicos levaram os fertilizantes até aos campos. Hoje, urge voltar a técnicas antigas para revitalizar os solos.

Um fator de produção essencial na agricultura é o solo. É nele que plantamos as culturas que produzem os alimentos, onde vivem as raízes das plantas, onde é armazenada água e onde se decompõe a matéria orgânica e se reciclam os nutrientes. Numa agricultura moderna e industrial, muitas vezes o que vemos são áreas de cultivo muito extensas que levam à perda da biodiversidade, mas também ao uso excessivo de fertilizantes químicos que contribuem para alterar a estrutura do solo e a sua capacidade de reter água.

Tais problemas levam à exigência de novas práticas, que afinal, mais não são do que um regresso ao que já era conhecido: a revitalização dos solos através de compostos orgânicos. A compostagem vem de longe, mas a adubagem química ganhou-lhe terreno, com os avanços químicos e a mecanização e industrialização agrícola. Hoje, é novamente uma aposta face à degradação dos solos, alvos de uma excessiva intervenção humana e vítimas privilegiadas das alterações do clima.

A Invasão da Agricultura Insustentável
Veja Também

A Invasão da Agricultura Insustentável

Este episódio do Hora de Agir foi filmado no Alentejo, onde a EDIA gere a barragem de Alqueva e desenvolveu infraestruturas do regadio na região. Agora, ao investir na instalação de unidades de compostagem em toda a zona para transformar os resíduos orgânicos da agricultura, está a melhorar os solos e a aumentar a produtividade agrícola. Os produtores poupam milhares de litros de água e economizam ainda na compra de fertilizantes químicos, além de que é aumentada a capacidade de capturar carbono da atmosfera.

O que distingue as atuais técnicas de compostagem das que o homem descobriu há milhares de anos quando começou a cultivar os solos, deriva apenas do conhecimento científico que hoje se junta para criar verdadeiras fábricas de terra fértil, como é o caso destas unidades de composto orgânico. Exemplo de circularidade, em que os resíduos de um ecossistema são o alimento de outro, em nome da nossa própria sobrevivência.

Plantar água
Veja Também

Plantar água

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Hora de Agir, Valorização dos Resíduos Agrícolas - temporada 1, episódio 47
  • Tipologia: Excerto de Programa
  • Autoria: Fórum da Energia e Clima
  • Ano: 2023