A energia que vem do lixo
Ensino:

Transformar lixo em energia limpa. É o projeto levado a cabo, com grande sucesso, na capital lituana. Reduzem-se os aterros, processam-se de forma sustentável os resíduos não reciclados e alimenta-se uma central elétrica de cogeração.

A grande meta é atingir o sistema de resíduo zero. A central de cogeração instalada em Vilnius permite criar eletricidade e calor a partir de lixo que não entra no processo de reciclagem. É um investimento que contribui para os esforços da Lituânia no sentido de criar uma economia circular e para o seu objetivo estratégico de aumentar a independência energética.

A cogeração é uma forma muito eficiente de produzir, em simultâneo, eletricidade e calor. Enquanto nas centrais elétricas convencionais o calor produzido acaba, geralmente, por se perder, numa central de cogeração é propositalmente utilizado para atingir um nível mais elevado de eficiência energética.

Cultivar nos telhados das cidades. Utopia ou futuro?
Veja Também

Cultivar nos telhados das cidades. Utopia ou futuro?

Metade da capital do país já está a ser aquecida por esta central cujo potencial continua a desenvolver-se. Estima-se que em termos de sustentabilidade ambiental as emissões de gases com efeito de estufa na Lituânia se reduza em cerca de 10 por cento – 130 mil toneladas de dióxido de carbono por ano.

Pode a Energia Nuclear ser Verde?
Veja Também

Pode a Energia Nuclear ser Verde?

Temas

Ficha Técnica

  • Título: De Lisboa a Estocolmo - episódio 26
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Filipe Pinto / Filipe Valente
  • Produção: RTP
  • Ano: 2022