Algoritmo de recomendação, não há como escapar

O objetivo é fazer com que permaneças o maior tempo possível nas redes e promover a interação. Este sistema de IA (inteligência artificial) agarra em tudo o que tu fazes, traça um perfil e dá-te sempre mais daquilo que tu vês.

Os algoritmos estão a tirar-nos a liberdade de escolher. O sistema de machine learning* tende a colocar-te em bolhas de preferências. Com base no que tu costumas ver, bem como no que os teus seguidores veem, sugere-te cada vez mais conteúdos que se relacionem com essas opções. Tudo é tido em conta: o tempo que estás em cada página, a que horas o fazes, em que idioma, a partir de que localização. Com essas informações cria um vetor de utilizador – uma espécie de mapa numérico das tuas escolhas, que é constantemente atualizado.

Ansiedades digitais
Veja Também

Ansiedades digitais

Num outro momento, o algoritmo de recomendação adota um modelo de deep learning** para atribuir relevância a cada item que é considerado, analisando quais são os que podem gerar mais interação, maior tempo de visualização, a novidade e a diversidade dos conteúdos. É assim que cria um perfil personalizado, onde cada novo conteúdo é sugerido de forma intencional. Por um lado dá-te conteúdos que te interessam, por outro afasta-te de outros interesses e provoca o isolamento cognitivo.

* Machine learning é o ramo da IA que cria regras e padrões por forma a fazer previsões e tomar decisões com base em dados recolhidos.

** Deep learning utiliza redes neurais artificiais – como se fosse um cérebro humano – que apreendem automaticamente o que é revelante a partir dos dados.

Proteger a identidade – na escola, no trabalho, mas também em casa
Veja Também

Proteger a identidade – na escola, no trabalho, mas também em casa

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Programa Cautelar - Pode ou Não Pode? Liberdade de Expressão, temporada 4 - episódio 1
  • Tipologia: Excerto de Programa
  • Produção: Até ao Fim do Mundo p/RTP
  • Ano: 2025