“Aparição”, de Vergílio Ferreira
Ensino:

Com "Aparição" Vergílio Ferreira pretendeu tornar o homem visível a si mesmo. Para o autor, o que se vê melhor é aquilo que não se vê, porque « o que está mais perto dos olhos, são os olhos e aos olhos ninguém os vê».

A “Aparição”, o romance de Vergílio Ferreira, publicado em 1959, começa com um prenúncio de tragédia: Alberto Soares, o personagem do romance, chega a Évora como novo professor do liceu.  Um homem de luto, sombrio e descrente ainda a refazer-se da morte do pai, acaba de entrar numa cidade católica, branca e luminosa, deixando adivinhar que a sua relação com a cidade não será fácil.

Pelo caminho, vai retratar a sociedade fechada e com várias classes sociais de uma pequena cidade provinciana em plena ditadura fascista. Mas, fundamentalmente, vai colocar em causa a relação do homem consigo mesmo.

O espectro desumano da II.ª Guerra Mundial ainda estava presente em 1959, Einstein destronara algumas certezas sobre o cosmos e Nietzsche, no início do século XX, anunciara a morte de Deus.

O homem estava completamente só, sem céu, nem inferno, nem eternidade após a morte, mas em busca de sentido para a vida assim mesmo.

Vergílio Ferreira torna-se intérprete dessa interrogação existencial, subjetiva sobre a realidade a transporta-a para a “Aparição”.

O autor nasceu na aldeia de Melo, junto à Serra da Estrela em 1916. Os pais emigraram para os Estados Unidos quando tinha apenas quatro anos. A sua educação foi dividida entre umas tias maternas e o seminário do Fundão que abandonou aos 16 anos. Formou-se em Coimbra em filologia clássica.

O personagem da “Aparição”, Alberto Soares,  é um alter-ego de Vergílio Ferreira, que aparentemente escreveu um romance autobiográfico e onde faz uma “radiografia” da relação do Homem com a sociedade, com Deus e consigo mesmo.

Vergílio Ferreira: a procura do sentido da vida
Veja Também

Vergílio Ferreira: a procura do sentido da vida

“O Delfim”, de José Cardoso Pires
Veja Também

“O Delfim”, de José Cardoso Pires

“Sinais de Fogo”, de Jorge de Sena
Veja Também

“Sinais de Fogo”, de Jorge de Sena

 

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Grandes Livros - Aparição
  • Tipologia: Documentário
  • Produção: Companhia de Ideias
  • Ano: 2009