Buracos Negros

Um buraco negro é uma região do espaço cujo campo gravitacional, o mesmo que nos mantém presos à Terra, é tão forte que nada no universo que dele se aproxime lhe consegue escapar.

Um buraco negro é o resultado da morte de uma estrela de grande massa (superior a oito vezes a massa do Sol). Acontece quando no interior da estrela param as reacções nucleares responsáveis pela sua luz dando-se uma explosão que resulta no colapso gravitacional da matéria e o aparecimento do buraco negro.

Os buracos negros são invisíveis e uma espécie de fronteira entre o conhecido e o desconhecido, pois nada do que lá se encontra pode passar para fora e tudo o que se encontre do “lado de cá” e que se aproxime será engolido. São detectados pelos astrónomos apenas pelo efeito que produzem ao seu redor, como por exemplo os movimentos das estrelas nas regiões mais centrais das galáxias.

O mais próximo da Terra está a 1600 anos-luz num sistema conhecido por V464.

A dimensão dos buracos negros está relacionada com a sua massa: quanto maior for esta, maior será também o buraco negro. Os mais pequenos têm 10 vezes a massa do Sol. Os maiores podem ter uma massa na ordem dos milhões de milhões de massas solares distribuída por um volume equivalente ao nosso Sistema Solar.

 

 

Prémio espacial para alunos dos Açores
Veja Também

Prémio espacial para alunos dos Açores

Temas

Ficha Técnica

  • Título: 1 Minuto de Astronomia
  • Tipologia: Programa
  • Produção: Duvideo II Profissionais de Imagem, crl
  • Ano: 2009