Caulerpa webbiana, uma alga invasora nos Açores
Parece inofensiva no seu verde elétrico, mas pertence a um dos mais agressivos géneros de organismos existentes no mundo. Originária das regiões tropicais e subtropicais, chegou ao Faial em 2002, talvez presa num casco de barco. Um perigo para o ambiente.
Transportadas pelo Homem, por aves, vento ou correntes marinhas, milhares de espécies viajaram para longe do seu habitat natural. Desde sempre, de forma voluntária ou involuntária, estes organismos “estrangeiros” adaptaram-se e colonizaram novos ambientes. Algumas são verdadeiras ameaças ecológicas, como a alga que se instalou no porto da Horta e que está a alastrar ao canal Pico/Faial.
A Caulerpa Webbiana, nome científico, é um dos organismos mais agressivos no mundo, pertence a um género responsável por verdadeiros desastres ambientais e económicos. A alga produz uma toxina que afasta peixes e invertebrados que podiam alimentar-se dela, o que explica que se reproduza rapidamente, impedindo o crescimento de espécies locais.
Identificada como Espécie Exótica Invasora, a expansão da planta venenosa está a ser combatida nos Açores. Acompanhamos o trabalho dos investigadores e de mergulhadores profissionais nesta reportagem da RTP.
Ficha Técnica
- Título: Mar à Vista - Algas Invasoras: Caulerpa
- Tipologia: Extrato de Programa - Reportagem
- Autoria: José Serra / Filipe Porteiro
- Produção: RTP
- Ano: 2011