Celeiro da História, um museu em Vila do Bispo

Depois de estar décadas inativo, o celeiro de Vila do Bispo transformou-se num museu que guarda milénios de vestígios e histórias de um dos concelhos mais ocidentais da Europa.

No museu, há vestígios de dinossauros, auroques, rinocerontes e leões das cavernas. Encontramos também menires e pedaços de estuque romano, testemunhos de que a atividade humana naquela região remonta a milhares de anos.

Sagres, o mar do fim do mundo
Veja Também

Sagres, o mar do fim do mundo

O Celeiro da História abriu portas para revelar mais sobre Vila do Bispo, o concelho a que pertence a fortaleza de Sagres, um espaço mítico e também o terceiro monumento mais visitado do país. A possibilidade de aproveitar esta dinâmica foi também importante no desenvolvimento do projeto que revela outros aspetos sobre o que passou naquele território durante a época dos descobrimentos.

Os visitantes podem ainda apreciar vários monumentos megalíticos neste espaço, uma vez que Vila do Bispo é um dos concelhos portugueses com maior concentração deste tipo de vestígios arqueológicos.

Nesta reportagem pode ouvir declarações de Ricardo Soares, diretor do Museu Municipal de Vila do Bispo, de uma turista estrangeira, Rute Silva, presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo.

O Massacre de Batepá
Veja Também

O Massacre de Batepá

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Museu de Vila do Bispo – Celeiro da História
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Duarte Baltazar/ Nuno Sabino.
  • Produção: RTP
  • Ano: 2025