Cheias de 67 foram rastilho para revolução de 74

O governo tentou esconder a verdadeira dimensão da cheia que se abateu sobre Odivelas em 1967. Muitas centenas de mortos nunca terão sido contabilizados, mas deixaram um sabor a revolta entre os estudantes que apoiaram as populações.

Terão morrido mais de 700 pessoas, mas o verdadeiro número de vítimas foi escondido pelo governo – que avançou com um balanço de cerca de 400 – e que teve também dificuldade em socorrer as vítimas das cheias que assolaram o país na noite de 25 para 26 de Novembro de 1967.

Apenas os bombeiros conseguiram dar uma resposta inicial à tragédia, tendo sido os estudantes do ensino superior a apoiar as famílias afetadas pela morte e pela perda de casas e bens.

Para muitos destes estudantes foi o primeiro contacto com a população pobre do país e a inércia do governo perante a tragédia despertou em muitos deles uma revolta que veio a concretizar-se anos depois na revolução de 25 de Abril de 1974.

Últimas execuções no caso das Bruxas de Salem
Veja Também

Últimas execuções no caso das Bruxas de Salem

Temas

Ficha Técnica

  • Título: 1967 - Grandes cheias
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Jacinto Godinho
  • Produção: RTP
  • Ano: 2007