Clima mediterrâneo: Portugal e outras zonas do mundo
É a água que mais distingue os dois períodos anuais que caraterizam este clima de temperatura amena, um dos mais afetados pelas modificações a que temos vindo a assistir no planeta. É o que encontramos em Portugal, mas também em diferentes regiões de todo o mundo.
Ao contrário do que o nome parece indicar, o clima mediterrâneo encontra-se não apenas nas regiões próximas do mar que separa a Europa de África, mas também em lugares tão díspares como a África do Sul, o Chile, a Austrália ou a Califórnia. Caraterizado por verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos, é um tipo de clima que corresponde a zonas temperadas do mundo, com uma amplitude térmica média a baixa.
Oscila entre dois períodos bem definidos: o seco e o chuvoso, dos quais a vida depende num delicado equilíbrio entre a água e a falta dela. A vegetação é pouco densa e arbustiva, com espécies muitos resistentes como a oliveira, muito frequente em Portugal. Os animais que ocupam estas áreas são sobretudo de pequeno e médio porte como aves, roedores e répteis, mas também alguns mamíferos como cabras, lobos e cavalos.
O clima mediterrâneo está entre os mais afetados pelas mudanças do clima, em particular pelo aquecimento da atmosfera. As secas são cada vez mais frequentes e severas, e as chuvas chegam muitas vezes em forma de tempestade. O que antes eram mudanças de estação relativamente suaves, são agora ciclos que alternam de forma mais abrupta, o que fragiliza o equilíbrio dos ecossistemas.
Este vídeo sobre o clima mediterrâneo é parte do documentário sobre o Ar, da série “O Planeta Vivo”, que pode ser visto aqui:
Ficha Técnica
- Título: O Planeta Vivo - episódio 3
- Tipologia: Extrato de Documentário
- Autoria: Gertrudes Marçal
- Produção: Terra Líquida Filmes
- Ano: 2024