Como a temperatura altera o clima e a face da terra

Há mudanças na estrutura da circulação do ar no planeta que desenham diferenças na paisagem e no clima. Uma das razões é o aumento da temperatura global. Neste episódio do Biosfera, observamos o ar, esse recurso invisível, mas essencial.

Passa tudo pela circulação atmosférica. O movimento através do qual o calor, bem como as correntes oceânicas, se distribuem ao longo da superfície terrestre. A Célula de Hadley, que modela a circulação nas latitudes equatoriais e tropicais, tem vindo a aumentar a sua área de abrangência. Claramente a sua influência tem-se notado, por exemplo, nas áreas mediterrânicas, com a desertificação dos solos, a intensidade dos ventos e o aumento de poeiras no ar.

Quanto tempo até ao fim deste mundo?
Veja Também

Quanto tempo até ao fim deste mundo?

Outro sinal claro de mudanças ao nível da meteorologia verifica-se nos mares, por razões associadas ao aumento da temperatura da água que resulta da subida das emissões de gases com efeito de estufa. A grande consequência é o degelo, que leva à entrada de mais água doce nos oceanos,  fazendo subir o nível das águas e alterando a circulação de correntes quentes e frias, o que tem consequências no mar e em terra.

O aumento geral da temperatura do planeta está a provocar alterações meteorológicas que vão muito além das cada vez mais frequentes ondas de calor e chuvas torrenciais. É um facto que potencia os fenómenos climáticos extremos mas, na verdade, está a ir muito mais longe e a mudar a própria face da terra. Desertos que se estendem além das fronteiras nos mapas até hoje traçados, e mares que se alongam cobrindo terras que deixam de se mostrar.

Clima de Portugal Continental
Explicador

Clima de Portugal Continental

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Biosfera - Ar: Recurso Invisível, Temporada 20 - Ep. 21
  • Tipologia: Extrato de Programa
  • Produção: Farol de Ideias
  • Ano: 2022