Como nascem os bebés?

O ser humano nasce de um ovo. Não um ovo que é chocado, como o das galinhas ou dos dinossauros, mas um ovo que se desenvolve dentro da barriga da mãe. Mas como é que isto acontece? Como deves imaginar, temos mais para te contar neste episódio da "Pulga atrás da Orelha".

Todos os meses a mulher liberta um ovo muito pequeno, o óvulo, que fica numa das trompas cerca de 28 dias para ser fecundado por um espermatozoide – a célula reprodutora do homem. O encontro entre o óvulo e o espermatozoide dá-se através da relação sexual entre um homem e uma mulher. Os espermatozoides saem do pénis e viajam da vagina até às trompas. Mas a fecundação também pode ser feita de forma artificial, em laboratório: a fertilização in vitro.

Uma vez fertilizado o óvulo passa a chamar-se embrião e instala-se no útero, onde irá crescer, respirar e alimentar-se através do cordão umbilical, que liga o embrião à placenta. O embrião desenvolve-se dentro de uma bolsa protetora, cheia de líquido amniótico.

A gestação de um ser humano dura cerca de quarenta semanas. Achas muito? Um elefante fica dentro da barriga da mãe quase dois anos!

Às nove semanas o feto já tem coração, cérebro, mãos, braços e pernas. Entre as dezassete e as vinte semanas começam os primeiros movimentos. Às trinta semanas todos os órgãos já estão formados. Tudo o resto desenvolve-se entre as trinta e seis e as quarenta semanas. Finalmente o bebé está pronto a sobreviver fora do útero!

Há duas formas de o bebé nascer. De parto natural, em que o bebé sai através da vagina. Mas também pode nascer de cesariana. Nesse caso o médico faz um corte na barriga da mãe, permitindo que o bebé nasça com toda a segurança.

Um estuário com lebres, cenouras e batatas do mar?
Veja Também

Um estuário com lebres, cenouras e batatas do mar?

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Pulga atrás da Orelha - Episódio 3
  • Tipologia: Programa Infantil
  • Autoria: Catarina Pereira Dias
  • Produção: Sardinha em Lata
  • Ano: 2022