Conteúdo cedido por : Ordem dos Psicólogos
Psicologia na Escola
Como organizo o meu estudo?
Como organizo o meu estudo?
Ensino:

Independentemente da tarefa que queiramos fazer – lavar os dentes, arrumar o quarto ou estudar – precisamos de nos organizar. Sermos capazes de nos organizar é uma competência que nos será muito útil não só na escola, mas também ao longo de toda a nossa vida.

O que significa sermos organizados? Quando somos organizados conseguimos concentrar-nos melhor e não perder tempo desnecessariamente. Na escola ser organizado significa ter um sítio, por exemplo, um pequeno caderno de notas, onde apontamos que testes e trabalhos temos para fazer e quando temos de os entregar ou ter o nosso material escolar limpo e arrumado. Em casa ser organizado significa arrumar a nossa roupa no armário em vez de a deixar espalhada no chão ou na cama, por exemplo.

Sermos organizados é bom! É preciso algum esforço, mas quando estamos organizados temos uma boa sensação, não andamos à pressa e preocupados com os TPC que estão por fazer, e temos mais tempo para brincar e fazer coisas de que gostamos.

Mas nem sempre organizarmo-nos é fácil. Aqui ficam algumas estratégias que podem ajudar:

  • Planear. Planear faz parte de ser organizado e significa decidir o que vamos fazer e quando. Calendários, listas e horários podem ajudar-nos a planear. Ter sempre uma lista onde apontamos as nossas tarefas (TPCs, trabalhos, testes…) é uma boa ideia. Devemos ir acrescentando à lista novas tarefas e eliminando as anteriores. Ter sempre o mesmo horário de manhã (por exemplo: 07h00 – levantar, tomar banho e vestir; 07h30 – pequeno-almoço; 07h45 – sair para a escola) e ao final do dia (por exemplo: 17h00 – chegar a casa e lanchar; 17h30 – fazer os TPCs e estudar; 18h30 – brincar) também pode ser uma boa estratégia. Fazer um calendário de estudo, em que distribuímos o estudo das diferentes áreas disciplinares pelos vários dias da semana, pode ser útil. A lista, o horário e o calendário devem andar sempre connosco – no telemóvel, num caderno ou numa agenda, por exemplo.
  • Fazer com antecedência. Ou seja, “não deixar para amanhã o que podemos fazer hoje”. Devemos planear realizar as nossas tarefas com antecedência e não no último minuto possível. Por exemplo, podemos fazer os TPC’s no dia em que são marcados e não deixar acumular com outros trabalhos. Podemos, ainda, deixar a nossa mochila preparada no dia anterior. Sobretudo se forem tarefas maiores, devemos realizá-las um pouco de cada vez. É diferente entregarmos um trabalho que realizámos e revimos com tempo, do que entregar um trabalho feito à pressa no dia anterior à entrega – o nosso Professor notará a diferença.
  • Arrumar. Uma mesa ou secretária limpa e arrumada, com todos os materiais necessários à mão são essenciais para estarmos organizados e nos concentrarmos. Quando temos de usar a mesa da sala ou da cozinha para estudar podemos fazer uma “caixa do estudo”, com todas as coisas de que precisamos e assim é só transportar a caixa sempre que necessário. Depois do jantar, podemos pôr a nossa música favorita, estipular um tempo de 5 minutos, e arrumar as coisas espalhadas no nosso quarto. Guardar as coisas de que precisamos (a mochila da escola, por exemplo) sempre no mesmo sítio é uma boa ideia, para não perdermos tempo a procura-las e não nos esquecermos delas.

Existem diferentes formas de nos organizarmos. Temos de descobrir quais são as estratégias que funcionam melhor connosco.

Os adultos podem ajudar-nos a organizar mas não devem fazer as coisas por nós. Por exemplo, podem ajudar-nos a rever os nossos TPCs e a ver se necessitamos corrigir algo, mas não devem fazer os TPC por nós. Podem ajudar-nos a organizar a mochila e os cadernos, mas não devem ter que nos lembrar constantemente que os temos de levar para a escola. Afinal de contas, quando formos mais velhos teremos de fazer estas coisas sozinhos, por isso temos mesmo de aprender a fazê-las.

A Ordem dos Psicólogos tem mais informação em escolasaudavelmente.pt

Gosto da escola?
Veja Também

Gosto da escola?

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Como organizo o meu estudo?
  • Área Pedagógica: Psicologia
  • Tipologia: Rubrica
  • Autoria: Ordem dos Psicólogos
  • Ano: 2017
  • Imagem:: fotografia de Pixabay, Pexels