Como poupar energia em casa?
Como viveríamos se a energia falhasse durante vários dias seguidos? Um bem precioso à nossa sobrevivência e estilo de vida. Há que saber usá-lo com inteligência e racionalidade. Pequenas opções podem revelar-se grandes soluções para ajudar nas contas da casa.
Da escolha dos cortinados, ao standby dos eletrodomésticos, a DECO (Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor) apresenta várias opções que ajudam a uma maior poupança de energia em casa – nalguns casos 50 por cento menos de custos -, bem como a tornar as habitações mais confortáveis.
A pobreza energética em Portugal é uma dura realidade sem soluções a curto prazo. Mais de 20 por cento da população diz não aceder à energia de que precisa e, apesar de ser um país com clima temperado, ainda se morre de frio, sobretudo nas zonas rurais e entre a população mais idosa.
Do que falamos, afinal, quando usamos a expressão “pobreza energética”? Sobretudo da incapacidade para pagar conformo térmico. Indicadores complementares que ajudam a medir este problema relacionam-se com práticas sociais e pouca eficiência dos equipamentos e dos eletrodomésticos, entre outros.
Mas o grande problema está, principalmente, nas próprias construções. Além de quentes, no verão, e frias, no inverno, as casas portuguesas são também deficitárias no que diz respeito à humidade. Assim resulta que Portugal está nos últimos lugares da tabela do Índice de Pobreza Energética Doméstica Europeia, com 70 por cento das habitações nas classes menos eficientes.
Ficha Técnica
- Título: Biosfera - Como Poupar Água e Energia em Casa, Temporada 19 - Ep. 7
- Tipologia: Extrato de Programa
- Autoria: Sílvia Camarinha / Carlos Oliveira / Sofia Miranda / Joana Tato Borges
- Produção: Farol de Ideias
- Ano: 2021