Como se fabrica uma vacina?

A vacina é uma preparação composta por vírus, partes de vírus ou outros agentes, que estimula o nosso organismo a defender-se contra doenças provocadas pela entrada de vírus ou bactérias. Sabes quantas etapas são necessárias até ser aprovada? Como deves imaginar, temos mais para te contar neste episódio da "Pulga atrás da Orelha".

A vacina acorda os soldados que vivem no nosso corpo para combaterem a doença. O fabrico da vacina é um processo muito rigoroso, que envolve um grande controlo desde o laboratório até ao momento em que é disponibilizada.

As vacinas costumam demorar muitos anos a serem desenvolvidas, mas a vacina contra a Covid 19 demorou apenas 10 meses!

Como é que as vacinas nos protegem?
Veja Também

Como é que as vacinas nos protegem?

O fabrico da vacina tem várias etapas. A primeira passa pelo estudo do vírus ou da bactéria que causa a doença. Depois os cientistas tentam descobrir a fórmula certa que ajuda o nosso organismo a combater a doença. Essa fórmula é testada em tubos de ensaio e em animais.

Depois é verificada a sua segurança em pequenos grupos de pessoas.  É aí que se percebe se funciona e é nessa altura que se descobrem alguns efeitos e riscos. Depois a testagem avança para um grupo maior, composto por mais pessoas, para avaliar se a vacina funciona mesmo. Também é nessa fase que se estuda a dose que deve ser dada bem como a forma como deve ser dada. Associamos sempre uma vacina a uma injeção, mas também existem vacinas em comprimido, sprays ou gotas.

Na fase seguinte o grupo de testagem aumenta. São testadas milhares de pessoas, de diferentes idades, sexos, nacionalidades e etnias. Tenta-se  perceber a resposta do organismo e mais uma vez, são estudados os efeitos indesejados.

Os resultados são analisados e apresentados à Agência Europeia de Medicamentos, que é o órgão que supervisiona, regula, controla e autoriza os medicamentos para uso humano e animal na União Europeia.

Em Portugal, é o Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde) que regula e valida os medicamentos que são vendidos. No entanto, tem de respeitar as normas da Agência Europeia de Medicamentos. Depois de ser aprovada por estas instituições, a vacina começa a ser fabricada e distribuída pela população.

Quanto mais pessoas estiverem vacinadas, menos hipóteses o vírus tem de circular ou menos pessoas correm o risco de desenvolverem quadros mais graves da doença.

A vacina foi umas das maiores invenções científicas de todos os tempos. Algumas doenças deixaram de circular, a mortalidade, principalmente nas crianças, diminuiu e a esperança média de vida aumentou!

Porque é que perdemos os dentes de leite?
Veja Também

Porque é que perdemos os dentes de leite?

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Pulga atrás da Orelha - Episódio 47
  • Tipologia: Programa Infantil
  • Autoria: Catarina Pereira Dias / Pedro Cavaleiro
  • Produção: Sardinha em Lata
  • Ano: 2022