De que é formado o ar?
O ar que respiramos é formado por vários gases: azoto, oxigénio e árgon. Respira fundo que ainda falta o dióxido de carbono e o metano. E há mais? Como deves imaginar, temos mais para te contar neste episódio da "Pulga atrás da Orelha".
Existem ainda milhares de outros gases, como metais, que formam o ar. É esta mistura que encontramos na atmosfera.
O vapor de água também faz parte da composição do ar, bem como pequenas quantidades de substâncias naturais como o pólen, a poeira, cinzas vulcânicas, esporos, mercúrio, flúor, enxofre e dióxido de enxofre.
A ciência defende que o ar só existe no Planeta Terra e é essa mistura de gases que nos permite respirar e viver. A nós e a todos os outros seres vivos.
A poluição da atmosfera torna cada vez pior a qualidade do ar. É um grande problema que tem afetado não só a nossa saúde como o ambiente! A poluição resulta de gases ou, que vêm de fontes naturais, como por exemplo, dos vulcões, ou de atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis.
Já deves ter reparado que não conseguimos tocar no ar, ou melhor, até tocamos, mas não sentimos. O ar, além de não ter sabor é invisível!
Cada vez que respiramos inalamos meio litro de ar, imagina! Se estivermos calmos, calcula-se que por minuto inspiramos doze vezes. Ou seja, por dia enchemos os pulmões com dezassete mil litros de ar!
Ficha Técnica
- Título: Pulga atrás da Orelha - Episódio 41
- Tipologia: Programa Infantil
- Autoria: Catarina Pereira Dias / Pedro Cavaleiro
- Produção: Sardinha em Lata
- Ano: 2022