Diabetes: açúcar? Nem a mais, nem a menos
A diabetes é uma doença relacionada com o desequilíbrio de açúcar no organismo. Nalguns casos o pâncreas não produz insulina (diabetes tipo 1) e noutros ela não funciona (diabetes tipo 2.) Um diagnóstico feito a tempo e um controlo adequado podem fazer toda a diferença na qualidade de vida de quem sofre desta incapacidade de gerir o açúcar.
A diabetes é uma doença que se caracteriza pela incapacidade do nosso corpo absorver a glicose (o açúcar natural dos alimentos), o que aumenta os seus níveis de concentração no sangue, a glicemia.
Os principais sintomas vão da perda de peso ao cansaço, passando pela necessidade de beber muita água. Por isso, aos primeiros sinais, o médico deve ser consultado e uma análise ao sangue despista a doença.
Há dois tipos de diabetes: as do tipo 1 – mais vulgar em pessoas jovens – e as do tipo 2. Nas do tipo 1, o corpo deixa de produzir a hormona capaz de baixar a glicemia: a insulina que é precisamente a chave que conduz o açúcar dos alimentos pelo sangue até às células. Sem ela, não temos energia. Não podemos viver.
Por isso o tratamento passa, geralmente, por injeções dessa hormona e por uma alimentação cuidada, mas normal, e um controlo da glicose. Hábitos que se incorporam na rotina para que o dia a dia possa ser semelhante ao de qualquer pessoa.
A diabetes tipo 2 é muito mais prevalente – superior a 90% – e relaciona-se sobretudo com excesso de peso e hábitos de vida pouco saudáveis.
A diabetes é uma doença para toda a vida e que pode ter consequências graves caso não seja detetada atempadamente e bem controlada.
Em Portugal, é a principal causa de cegueira e uma das maiores motivadoras de insuficiência renal. É também responsável pela maioria das amputações do pé e da perna que não são causadas por acidentes. As pessoas com diabetes têm quatro vezes maior risco de ter um enfarte do miocárdio e de morrer de doenças cardiovasculares.
Ficha Técnica
- Título: Diabetes, o que é e como lidar com a doença
- Tipologia: Vídeo institucional
- Produção: Direcção Geral de Saúde
- Ano: 2019