Dormir a sesta é importante e oito horas por dia também
Nick Littlehales é um "Sleep Coach", um treinador de sono, que acompanha atletas de alta competição, entre eles Cristiano Ronaldo. Para este especialista, é importante dormir pelo menos oito horas por dia, mas este sono deve ser repartido por mais de um período.
Este especialista não tem dúvidas de que a recuperação física através do sono é muito importante para reabilitar as faculdades naturais, tanto para os desportistas – que conhece bem – como também para a população em geral.
Littlehales considera que dormir oito horas seguidas, sete dia por semana, é um mito. Apesar de reconhecer que precisamos de cerca de oito horas de sono por cada dia para recuperar as nossas faculdades mentais e físicas, salienta que não é normal um ser humano dormir todas essas horas de uma só vez. O mais natural é que o sono seja repartido por duas ou mais vezes.
Seria importante ensinar a gestão do sono nas escolas, sublinha o entrevistado, que não tem dúvidas sobre a importância da sesta, mesmo que esta ocupe apenas 30 minutos do dia. Incorporar esta possibilidade na política das empresas é uma solução que vê com bons olhos, até porque no seu dia a dia se perde muitas vezes tempo em conversas ou reuniões que poderiam ser aproveitadas para pequenos períodos de descanso que aumentariam a produtividade.