Duarte Pacheco

Duarte Pacheco (1899-1943) é tido como um dos mais importantes ministros do Estado Novo tendo liderado o desenvolvimento de um conjunto de obras que mudaram a face do país.

Nasceu em Loulé, mas com 17 anos foi para Lisboa, onde estudou matemática no Instituto Superior Técnico. Forma-se em engenharia e poucos anos depois é nomeado diretor da Instituição.

Retratos da Exposição do Mundo Português
Veja Também

Retratos da Exposição do Mundo Português

Torna-se também um ministro chave no Estado Novo durante os finais dos anos 30 e princípios do  anos 40. Presidiu ao Ministério das Obras Públicas e Comunicações e também à Câmara Municipal de Lisboa, estando o seu nome ligado a diversas obras como os bairros sociais de Alvalade, da Encarnação, de Madredeus e da Ajuda.

Em termos de transportes teve papel ativo na construção das auto-estradas Lisboa-Vila Franca de Xira e Lisboa-Estádio Nacional, na marginal Lisboa-Cascais, na Estação Marítima de Alcântara, no aeroporto de Lisboa.

O seu nome está também ligado à construção do Estádio Nacional, da Fonte Monumental da Alameda, do Instituto Nacional de Estatística, da Casa da Moeda e à organização da Exposição do Mundo Português entre outras.

Morreu num acidente de automóvel.

Início do segundo cerco de Paris pelos vikings
Veja Também

Início do segundo cerco de Paris pelos vikings

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Nome de Rua - Duarte Pacheco
  • Tipologia: Extrato de Programa
  • Autoria: Nunes Forte
  • Produção: Videofono para a RTP
  • Ano: 1991